O banco britânico Standard Chartered lançou o SC GPT, uma ferramenta de inteligência artificial generativa (GenAI), em 41 mercados em todo o mundo, com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e o envolvimento do cliente.

A ferramenta vai capacitar mais de 70 mil funcionários em todo o mundo. O banco espera que o SC GPT melhore as operações e a produtividade; adapte os esforços de vendas e marketing para aumentar a receita; avance na engenharia de software com mais automação; e dimensione a forma como os riscos são medidos, geridos, registados e relatados.

O banco refere que esta ferramenta é “um passo significativo” na estratégia para integrar a IA nos seus negócios. “O SC GPT reflete a nossa abordagem à IA centrada nas pessoas e o nosso compromisso com a inovação com responsabilidade”, afirma Mohammed Rahim, diretor de Dados do Grupo no Standard Chartered. “A ferramenta foi desenvolvida com uma forte governação e os princípios éticos da IA estão no seu centro. À medida que expandimos a GenAI nos nossos negócios, continuamos comprometidos com a adoção responsável da IA, guiados pela nossa estrutura de IA responsável para mitigar possíveis vieses e promover a justiça”, acrescenta em comunicado.

Está em curso uma versão mais personalizada que permite ao banco utilizar os dados do grupo para melhor resolver problemas específicos do Standard Chartered. As equipas locais também podem aproveitar o SC GPT para desenvolver soluções personalizadas que responsam às necessidades específicas do mercado. Os casos de uso incluem a geração de conteúdo para marketing digital, tradução e serviços de capacitação de clientes, especificamente em consultoria de produtos e serviços.

“A adoção eficaz da GenAI é um imperativo operacional para todos os bancos. Temos uma estratégia distinta e cada vez mais diferenciada – acreditamos que o potencial da GenAI para nos ajudar a vencer em tantas áreas da banca transfronteiriça e afluente será uma mudança de jogo. Ao aproveitar a GenAI de forma responsável, estamos a gerar novas eficiências, a transformar a prestação de serviços e a reforçar a nossa liderança na banca digital. Este é apenas o começo de como continuaremos a inovar e criar valor a longo prazo para os nossos clientes, colegas e comunidades”, refere Bill Winters, diretor executivo do Grupo Standard Chartered.