A KTM revelou a sua mais recente aventureira topo de gama, a 1390 Super Adventure S 2025, estabelecendo novos patamares no segmento das motos de aventura desportivas. O novo modelo apresenta um conjunto significativo de atualizações tecnológicas e mecânicas, reafirmando a posição da marca austríaca na vanguarda da inovação motociclística.
No coração desta nova máquina encontra-se um motor ampliado para 1.350 cc, produzindo impressionantes 173 cavalos às 9.500 rpm e um binário de 145 Nm às 8.000 rpm. Uma das principais inovações é a introdução da tecnologia CAMSHIFT, um sistema de distribuição variável que utiliza dois perfis de came distintos, otimizando o desempenho tanto em baixas como em altas rotações.
A nova Super Adventure S mantém a tradição da marca ao oferecer uma caixa manual com embraiagem convencional, uma característica particularmente apreciada pelos puristas. O quadro foi redesenhado para maior rigidez, melhorando a estabilidade em todas as condições, complementado por uma posição de condução otimizada com poisa-pés 8 mm mais baixos e 10 mm mais largos.
Em termos de suspensão, a moto está equipada com o mais recente sistema semi-ativo da WP, incorporando novos sensores PWM e uma inovadora construção do garfo “through-rod”, proporcionando um comportamento mais preciso especialmente em frequências elevadas.
A tecnologia embarcada também deu um salto significativo com a introdução do novo painel de instrumentos TFT V80 com ecrã tátil vertical, dotado de revestimentos anti-reflexo e anti-dedadas, mantendo a funcionalidade mesmo com luvas de inverno. Como opcional, está disponível a quinta geração do sistema de radar frontal, que inclui assistência à travagem e avisos de colisão e distância.
A renovação estética não foi esquecida, com nova carroçaria, farol LED redesenhado e para-brisas atualizado, além de maior capacidade de arrumação. A chegada aos concessionários está prevista para o início de 2025.
Source: KTM