Numa altura em que a eletrificação ganha terreno no mundo das duas rodas, a Honda surpreende com o desenvolvimento de uma versão totalmente elétrica da sua popular CB1000R. As patentes recentemente divulgadas pelo Cycleworld.com revelam um projeto ambicioso que mantém a essência do modelo original, adaptando-o à nova era da mobilidade elétrica.

O fabricante japonês demonstra especial cuidado na preservação da identidade visual da CB1000R, mantendo elementos distintivos como a forquilha, o farol e o braço oscilante monobloco. No entanto, sob a aparência familiar, esconde-se uma revolução tecnológica.

O sistema de propulsão elétrica apresenta soluções inovadoras, incluindo um conjunto de quatro baterias dispostas em duas camadas, com refrigeração líquida. O motor elétrico, posicionado estrategicamente sob o assento do condutor, transmite a potência à roda traseira através de uma correia, em vez da tradicional corrente, complementada por um sistema de engrenagens de redução.

Para a recarga, a Honda implementou um sistema duplo: uma entrada convencional AC para carregamento doméstico e um porto CCS2 para carregamento rápido DC. O depósito de combustível, agora meramente estético, esconde engenhosamente a porta de carregamento.

O sistema de suspensão traseira Pro-Link, derivado da RC211V de MotoGP, sugere que a Honda está empenhada em manter as características dinâmicas que fizeram da CB1000R um ícone das naked desportivas.

Embora estas patentes não garantam uma produção imediata, demonstram claramente o compromisso da Honda com a mobilidade elétrica e podem antecipar soluções técnicas que veremos em futuros modelos da marca.