A KTM acaba de revelar mais uma variante da sua 1390 Super Adventure S para 2025, desta vez equipada com uma caixa de velocidades manual tradicional, para alegria dos puristas.
Esta novidade surge poucos dias após o lançamento da Super Adventure S Evo, uma moto que partilha muitas características com a nova versão, mas que se distingue pela sua caixa de velocidades semi-automática KTM AMT.
Tal como a Evo, o modelo S manual substituirá a atual 1290 Super Adventure S, beneficiando de um aumento de cilindrada de 1301 para 1350cc, uma modificação necessária para cumprir as rigorosas normas de emissões Euro5+.
Posicionada como uma aventureira mais vocacionada para estrada, a moto está equipada com jantes de liga leve de 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, uma combinação que, segundo a KTM, mantém a capacidade de enfrentar terrenos mais acidentados.
O motor, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades tradicional, desenvolve impressionantes 170,6 cavalos às 9500 rpm e um binário de 145 Nm às 8000 rpm. Estes números colocam-na em competição direta com a Ducati Multistrada V4S de 170 cv e a BMW S1000XR de 168 cv.
Uma das inovações técnicas é o sistema Camshift (distribuição variável), que melhora a condução a baixas rotações sem comprometer a performance a altas rotações, oferecendo dois perfis de came distintos.
O chassi tubular em aço foi atualizado para maior rigidez, visando melhorar a estabilidade e o comportamento dinâmico. As alterações incluem ainda poisa-pés 8mm mais baixos e 10mm mais largos, beneficiando o conforto geral e acomodando melhor os condutores mais altos.
A moto partilha com a versão Evo a suspensão semi-ativa WP SAT, controlada através de um novo painel TFT a cores com ecrã tátil, funcional mesmo com luvas de inverno. Na dianteira, encontramos garfos invertidos de 48mm e na traseira um monoamortecedor.
A comercialização está prevista para fevereiro de 2025, com preços ainda por anunciar. Como opcional, estará disponível a quinta geração do sistema de radar frontal da KTM, oferecendo assistência à travagem e avisos de colisão e distância, embora com funcionalidades mais limitadas que a versão Evo devido à sua configuração manual.
Source: KTM