A KTM lança uma nova 890 Adventure R para 2025. Esta é uma moto de média cilindrada para o off-road, que se trata de uma referência no segmento de Aventura.

Há aspetos derivados da KTM 450 Rally que compete no Dakar, quer ao nível de estilo, quer de componentes – como o para-brisas baixo, o guarda-lamas alto, a carroçaria, as proteções ou o conjunto de suspensões: forquilha WP XPLOR de 48 milímetros à frente e amortecedor WP XPLOR PDS atrás.

O motor bicilíndrico tem 889 centímetros cúbicos de cilindrada, debitando impressionantes 103 cv (77 kW) de potência e 100 Nm de binário. A caixa é de seis velocidades, acionada por uma embraiagem deslizante.

O quadro em aço usa o motor como elemento portador. As jantes de raios, em alumínio, medem 21 polegadas (dianteira) e 18 polegadas (traseira), calçando pneus Mitas Enduro Trail. O sistema de travagem inclui dois discos e pinças radais de quatro êmbolos à frente e disco e pinça flutuante de dois êmbolos atrás.

O assento é composto de uma única peça. A bordo, o condutor encontra um painel de instrumentos TFT de cinco polegadas, com conectividade Bluetooth com smartphones graças à app KTMConnect – permitindo o acesso a navegação Turn-by-Turn+, música e chamadas telefónicas.

A nova KTM 890 Adventure R conta com ABS que tem dois modos (Offroad e Rally), podendo ser desativado na roda traseira. Há igualmente controlo de tração e Modos de Condução.