Em novembro passado na EICMA, a Bimota apresentou a KB998 Rimini, em que a aerodinâmica ativa é o grande destaque. As asas ajustam-se automaticamente, para terem sempre um ângulo de inclinação ideal.

Os winglets dianteiros móveis são capazes de maximizar a carga aerodinâmica ou reduzir o arrasto conforme seja necessário perante as condições

Sabe-se que é o ângulo da parte exterior dos winglets que pode ser ajustado, de forma eletrónica e sem qualquer intervenção do piloto – sendo um processo totalmente automático – conforme explicou à Motorcycle News o diretor de operações da Bimota, Pierluigi Marconi. No entanto, pouco mais se sabe sobre o funcionamento.

Ainda não é claro se esta solução será usada na KB998 do WSBK, mas os regulamentos permitem aerodinâmica móvel – caso esteja homologada para os modelos de estrada.

Em todo o caso, é uma solução inovadora para uma superbike, em particular para modelos de produção, e se o rendimento for o esperado e desejado pode muito bem tornar-se numa característica habitual deste tipo de motos.