A Strade Bianche realizou-se no passado dia 8 de março, sendo uma das provas do circuito «Corse Rosa». E a Suzuki esteve em destaque, com a V-Strom 800DE a ter sido a moto oficial.

A tourer teve de enfrentar alguns dos terrenos e percursos mais exigentes, provando a sua versatilidade, fiabilidade, conforto e equilíbrio para passar pela missão com distinção.

Tendo em conta o ritmo, para operar num contexto de corrida de ciclismo uma moto tem de ser capaz de se mover a ritmo reduzido, o que exige um bom equilíbrio e uma entrega suave de potência e binário a baixas rotações.

Tem também de ser confortável para condutor e passageiro, que passam muitas horas seguidas montados. O sistema Suzuki Cross Balancer garante a ausência de vibrações, e as suspensões Showa de longo curso ajustáveis são outro equipamento essencial.

Por outro lado, a moto tem Suzuki Ride Mode Selector com três modos de condução, acelerador ride-by-wire, quick shift bidirecional, controlo de tração e ABS selecionáveis, entre outros.

A Suzuki V-Strom 800DE enfrenta por estes dias o Tirreno-Adriatico, antes de Milano-Torino, Milano-Sanremo, Giro d’Abruzzo e, o ponto alto da época, o Giro d’Itália entre 9 de maio e 1 de junho.

Mas o calendário como moto oficial do circuito Corse Rosa não acaba aí, com muitas outras provas até à Il Lombardia a 12 de outubro.

A corrida da Strade Bianche teve um itinerário sinuoso, com muitas subidas e secções de terra. A prova masculina teve 213 km, enquanto a feminina estendeu-se por 136 km. Os vencedores foram, respetivamente, Tadej Pogacar e Demi Vollering.