A história do motociclismo britânico está repleta de modelos icónicos, mas poucos têm o prestígio e a importância da Velocette KTT. Lançada em 1928, esta motos não foi apenas um feito de engenharia inovadora, mas também uma verdadeira máquina de vitórias em algumas das competições mais prestigiantes da época, incluindo o mítico Isle of Man TT. Com um design arrojado e uma performance impressionante para a época, a KTT cimentou o nome da Velocette como um dos maiores fabricantes de motos desportivas e de corrida do Reino Unido.

O aparecimento da Velocette KTT

A Velocette, fundada em 1905 por John Edgar em Birmingham, ganhou destaque ao longo das décadas de 1920 e 1930 devido à sua capacidade de criar motos de alta performance. A KTT foi um marco, desenhada especialmente para as exigências das competições, e com ela a marca pretendia conquistar os circuitos mais desafiantes, como o Isle of Man TT, uma das mais difíceis provas de motociclismo do mundo.

A KTT foi a evolução da Velocette K Series, um modelo de 350cc, mas com um motor de maior desempenho e ainda mais focado na velocidade. O modelo foi desenvolvido para enfrentar as novas exigências das corridas, com o objetivo de competir com as melhores marcas da época, como a Norton e a AJS, que dominavam as pistas.

Inovações técnicas da KTT

O motor da Velocette KTT era um monocilíndrico de 350cc, com válvulas comandadas por um sistema de dupla árvore de cames (dobrando, assim, a performance da moto), um detalhe técnico que se destacava na altura. Este motor foi projetado para atingir uma velocidade superior a 160 km/h, o que, nos anos 20, era uma grande conquista. A KTT também tinha uma estrutura leve e ágil, o que permitia um excelente desempenho nas curvas fechadas e nas longas retas dos circuitos de corrida.

Além disso, o sistema de suspensão da KTT foi uma das grandes inovações para o seu tempo. O design da suspensão dianteira era mais avançado do que muitas das concorrentes, proporcionando maior estabilidade e conforto durante a corrida. A KTT também possuía um sistema de transmissão de quatro mudanças, uma característica que era apreciada pelos pilotos em termos de fiabilidade e rapidez durante a competição.

Sucesso nas pistas: O Isle of Man TT

O verdadeiro brilho da Velocette KTT veio nas competições, especialmente no Isle of Man TT. Em 1929, apenas um ano depois do lançamento da KTT, a moto já havia conquistado vitórias importantes e estabelecido a Velocette como uma marca de topo nas corridas. A moto foi utilizada por pilotos de renome da época, como Freddie Hicks, que obteve grandes vitórias e subiu ao pódio em várias edições do TT.

A KTT também foi bem-sucedida em outras competições de renome, como as corridas de estrada e os campeonatos nacionais, onde demonstrou a sua durabilidade e desempenho em circuitos exigentes. Não era apenas uma máquina rápida; era também uma moto que resistia ao desgaste das intensas provas de longa duração.

Legado da Velocette KTT

Apesar da sua produção ter sido relativamente limitada, a Velocette KTT deixou um legado que perdura até hoje. A marca foi fundamental para o desenvolvimento do motociclismo desportivo e ajudou a colocar o Reino Unido como um centro de inovação e excelência no mundo das motos. A KTT é frequentemente lembrada por colecionadores e entusiastas de motos como uma das grandes conquistas da engenharia motorizada, e muitos modelos ainda estão em exibição em museus especializados, como o National Motorcycle Museum, no Reino Unido.

Em termos de impacto cultural, a KTT simboliza a era dourada do motociclismo britânico, quando as competições eram tão ferozes quanto a necessidade de inovação tecnológica. A Velocette, e especialmente a KTT, ajudaram a estabelecer um padrão que seria seguido por outras marcas de motociclismo e continua a ser uma referência para as motos de corrida até os dias de hoje.