O circuito DR-7 em Tarancón (Espanha) recebeu na passada sexta-feira a primeira edição das 3 Horas de Resistência de Motos Elétricas, com uma Zero SR/S de produção a ser a vencedora inscrita pela equipa XR Motos.

Pablo Esparza e Xabier Chivite foram os pilotos, que demonstraram as capacidades da moto desportiva elétrica americana ganhando com cinco voltas de avanço. A XMoto ficou em segundo, sendo o pódio completado pela Buzzmotos a seis voltas de distância.

A corrida não foi fácil, começando com o asfalto molhado, antes de começar a secar com a chegada do sol. A XR Motos conseguiu completar as três horas com apenas uma carga (terminou com nove por cento de bateria restante), demonstrando que autonomia e desempenho podem andar de mãos dadas também em corridas de motos elétricas.

Entre os 11 participantes estiveram modelos muito diferentes, todos de produção em série: desde uma Vespa Primavera eletrificada a uma Segway E300SE, passando por três modelos distintos da Velca e três da Next, entre outros. As motos puderam competir com baterias fias ou removíveis, mas foi obrigatório trocar de piloto ao longo da prova.

Zero SR/S

A Zero SR/S tem um motor com 113 cv de potência máxima e 190 Nm de binário, capaz de alcançar um máximo de 200 km/h. A bateria de iões de lítio Z-Force tem uma capacidade nominal de 15,1 kWh e uma capacidade máxima de 17,3 kWh, resultando numa autonomia de 275 km em trânsito citadino, ou 187 km em autoestrada. O tempo de carga pode ser de 1,6 horas com carregador rápido, ou de 2,7 horas com carregador convencional.

À frente, encontra-se uma forquilha Showa e atrás um pistão Showa e amortecedor com depósito externo Piggy Back. A roda frontal tem dois discos de travão com pinças radiais J. Juan de quatro êmbolos, ao passo que atrás há um disco e pinça flutuante J. Juan de um êmbolo. Ambas as jantes medem 17 polegadas e calçam pneus Pirelli Diablo Rosso III.