O Prémio Nacional de Turismo (PNT) atribuiu este ano, pela primeira vez, um Prémio Personalidade a título póstumo. O galardoado foi Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve, falecido em julho de 2024. Engenheiro mecânico de formação e ex-piloto, além de idealizar e empreender a construção do autódromo em 2008 em Portimão, foi responsável pelo regresso do Campeonato do Mundo de MotoGP e da Fórmula 1 a Portugal, em 2020. Foi ainda condecorado com a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata, pelo seu contributo para o turismo nacional.
Joana Melo, Directora de Marketing e Comunicação no Autódromo Internacional do Algarve, que recebeu o prémio em representação, recordou Paulo Pinheiro como referência de quem “fez muito pelo país e pela região. “Foi um sonhador que construiu em 16 anos um grande projeto. Deixa um grande legado e uma equipa preparada para continuar e concretizar os sonhos que tinha. A equipa vai manter este sonho vivo.”
Os grandes vencedores da sexta edição do PNT foram anunciados esta quarta-feira, 27 de novembro, no Forte da Crismina, no Guincho. Este ano, a iniciativa do Expresso e do BPI, que distingue empresas, projetos públicos e personalidades do sector do turismo em Portugal, recebeu 400 candidaturas nas cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Inclusivo, Turismo Gastronómico, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.
Sustentabilidade e controlo de fluxos turísticos
Bernardo Trindade, administrador do grupo Porto Bay, foi também distinguido nesta edição com o Prémio Personalidade pela função do seu impacto no turismo em Portugal e no setor hoteleiro. Numa conversa com Marta Atalaya, da SIC, que apresentou o evento, o administrador agradeceu a distinção e lembrou o início do seu percurso no setor.
“Quando viemos da Madeira há 20 anos para ocupar funções públicas na área do turismo, era só Lisboa, Algarve e Madeira. Nada mais era significativo. Mas o Prémio Nacional de Turismo o que relata é a missão que cumprimos nos últimos 20 anos. Temos hoje um pouco por todo o país sítios para pernoitar, degustar e visitar”, reconhece e continua: “o nosso partido é o turismo, sobretudo o turismo como instrumento de coesão, absolutamente único”, assegura.Bernardo Trindade admite que os turistas deixam pegada, mas é possível continuar a crescer de forma cada vez mais responsável. “ Lisboa é pioneira no lançamento da taxa turística. A regulação é importante. O balanço é positivo mas não rejeitamos a pegada do turismo. A gestão dos fluxos turisticos tem de acontecer”, lembra.
Atual administrador do Porto Bay Hotels & Resorts, Bernardo Trindade exerceu funções públicas, primeiro como deputado na Assembleia Legislativa da Madeira, de 2000 a 2005, e depois como Secretário de Estado do Turismo, entre 2005 e 2011. Em abril de 2022 foi eleito presidente da Associação de Hotelaria de Portugal para o mandato 2022-2024.
O Prémio Personalidade foi uma novidade da edição de 2023 do PNT onde foi atribuído, pela primeira vez, em substituição do Prémio Carreira. Paulo Pinheiro e Bernardo Trindade juntam-se agora a Luís Araújo, Dionísio Pestana, Mário Pereira Gonçalves e André Jordan, galardoados, nos anos anteriores, na categoria de Prémio Personalidade e Prémio Carreira do PNT.
Diversidade e qualidade
“Tivemos candidaturas de todas as regiōes com grande diversidade, das mais pequenas e regionais às de maior dimensão. Que os exemplos que distinguimos hoje sejam inspiração para o setor”, destacou Ana Rosas Oliveira, administradora do banco BPI, no início da cerimónia, afirmando que esta foi uma sessão muito discutida e participada, “com muito orgulho” na “elevada qualidade” dos projetos analisados, refere, relembrando também as “mais de 3.200 candidaturas” que foram submetidas no conjunto de todas as ediçōes do PNT.
Também Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, relembrou que o grande objetivo do PNT é promover o turismo sustentável como catalizador do que deve ser turismo de qualidade que contribui para a economia “mas que equilibra com o contributo para as populações locais”. “Estamos muito longe das manifestações que aconteceram em Barcelona ou Amestedão, a proibir a construção de novos hotéis, mas é importante falar no que deve ser feito porque há esse risco de gentrificação. É importante o discurso que se tem sentido em cada um de nós, no governo, através de taxas que podem ir cobrando para preservar essa identidade, nos agentes económicos que dão emprego a comunidades locais, com receitas distribuídas localmente, e nós como cidadão optarmos por um turismo mais responsável”, alerta.
27 mil milhões de receitas
Depois da transmissão de um vídeo com curtas entrevistas onde turistas que visitavam Lisboa destacavam a autenticidade, história, as pessoas, costumes e gastronomia como pontos chave na escolha da cidade como destino, Pedro Machado, secretário de estado do Turismo, afirmou que o país vive um momento “francamente positivo nos resultados” do turismo graças às empresa e empresários e ao trabalho desenvolvido nas últimas décadas, e à consistência, regularidade e previsibilidade que as políticas trouxeram em matéria de planeamento e projeção da marca Portugal. “Vamos encerrar o ano acima dos 27 mil milhões de receitas”, anuncia,
Pedro Machado considera ser “um mito urbano” a afirmação de que o turismo esgotou a oferta na habitação. “Não há relação entre crescimento exponencial da procura turística com a falta de habitação em Portugal”, diz reconhecendo porém que o turismo tem uma “pegada” mas que o caminho é trabalhar na gestão dos fluxos turísticos.
A sessão de encerramento da cerimónia foi feita por Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal que voltou a lembrar os resultados já atingidos na estratégia para 2027 “uns anos antes”, possível com o “empenho e esforço de todos os empresários do setor”. “O que vamos fazer daqui para a frente tem de ter a capacidade de se adaptar aos eventos externos que impactam o turismo e são incontroláveis. Tem de se muito flexível. Apostar na sustentabilidade que é hoje o grande tema que nos convoca a todos”. afirma. e deixa um desafio. “A tecnologia e o digital são importantes para desenvolver o turismo de forma sustentável. O salto qualitativo de pequenas e médias empresas tem de ser suportado nisto. Estamos trabalhar nessa capacitação mas também do lado público tem de haver aproveitamento destas novas tecnologias para conseguir monitorização dos tais indicadores de sustentabilidade que queremos que exitam mas têm de ser monitorizados”, conclui.
Conheça os vencedores de 2024:
Turismo autêntico
Agroturismo na Fajã dos Padres
A funcionar desde 2019, o Agroturismo na Fajã dos Padres resulta da recuperação e transformação de nove antigas casas coloniais, em alojamentos T1, integradas numa propriedade agrícola de cerca de sete hectares, localizada na Ilha da Madeira, no topo de uma falésia de 300 metros de altura, onde se chega apenas por teleférico. O projeto promove atividades como passeios guiados, provas de vinhos, apanha de fruta exótica subtropical e outras experiências ligadas à história e agricultura do local como a visita à antiga cisterna e passeios em antigos caminhos de pedra. Inclui um restaurante à beira mar que valoriza os produtos locais e biológicos, e ainda no campo da sustentabilidade fomenta a reutilização, usa compostagem e energia solar e fez a montagem de uma dessalinizadora.
Turismo gastronómico
Oh My Cod Food and Cultural Tours
A Oh My Cod Food and Cultural Tours foi fundada em 2020 por Sílvia Olivença e oferece tours e experiências gastronómicas e culturais em Lisboa, Açores e Alentejo para pequenos grupos até 10 pessoas, promovendo uma abordagem holística e consciente do turismo e da cultura gastronómica. Estas experiências, que podem durar algumas horas ou chegar a itinerários completos de oito dias, promovem o contacto direto com pequenos produtores, chefs e habitantes com conhecimentos culinários informais e a oportunidade de saborear receitas quase esquecidas, e assim resgatar tradições que já não se encontravam disponíveis ao consumidor. São ainda oferecidas experiências de bastidores onde é também possível participar no processo e compreender o contexto em que são fabricados ou cozinhados os alimentos.
Turismo inclusivo
Parque Biológico Serra da Lousã - turismo com propósito social
É um projeto original de 2009 que tem vindo a investir na melhoria das acessibilidades e que, em 2019, fez uma aposta numa nova imagem que o caracteriza como “Turismo com propósito social”. O parque representa a maior amostra de fauna selvagem e agro-pastorícia tradicional de Portugal, e visa conservar as espécies autóctones e a integração de pessoas vítimas de exclusão integrando trabalhadores com incapacidade, aplicando as receitas para financiar projetos de apoio a pessoas com variados tipos de necessidades, usando sinalética em braille, quartos acessíveis a cadeiras de rodas, e caminhos adequados a carrinhos de bebés e mobilidade reduzida. A totalidade do projeto Parque Biológico Serra da Lousã - turismo com propósito social inclui o parque biológico, um templo ecuménico, o restaurante Museu da Chanfana, a cafetaria Museu do Mel e o Conimbriga Hotel do Paço.
Turismo inovador
Turismo Industrial de São João da Madeira
Pioneiro no setor de turismo industrial em Portugal, o Turismo Industrial de São João da Madeira é um projeto focado na organização de visitas guiadas a fábricas e instituições que compõem o tecido empresarial de São João da Madeira, sendo o primeiro no país a fazer visitas a uma fábrica em operação, oferecendo a oportunidade de explorar instalações de indústrias ativas e edifícios de indústrias desativas reabilitados e que hoje albergam museus, galerias ou núcleos históricos. O projeto propõe ainda experiências interativas e workshops, onde os visitantes podem aprender técnicas tradicionais e é apoiado por várias entidades locais, incluindo 11 empresas fabris, dois centros de apoio à indústria do calçado e dois museus industriais.
Turismo sustentável
Herdade da Malhadinha Nova
Propriedade familiar, situada no coração do Alentejo desde 1998, integra nos seus 610 hectares produção vinícula, vinha, olival, e criação de raças autóctones e cavalo Puro Sangue Lusitano. Oferece aos visitantes uma experiência de agroturismo de luxo, incluindo alojamento, pacotes temáticos dedicados à gastronomia, vinhos ou hipismo, e diversas atividades relacionadas com a natureza e cultura local como workshops com artesãos que promovem artes as ancestrais de trabalhar o buinho, a botas alentejanas, a viola campaniça, olaria, ou o pão alentejano. Na Herdade da Malhadinha Nova, em 2020 foram inauguradas quatro casas, anteriormente em ruínas, num projeto de expansão que permitiu a ampliação de 10 para 26 quartos. No campo da sustentabilidade destaca-se a produção biológica auto-suficiente, recorrendo a produtos provenientes da propriedade, utilização de energia solar em todas as unidades de alojamento e introdução de meios de transporte internos 100% elétricos como carrinhas, bicicletas e buggy.
As 400 candidaturas apresentadas à sexta edição do Prémio Nacional de Turismo foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional, e contributo para o desenvolvimento turístico, foram alguns dos critérios considerados para essa avaliação e eleição dos vencedores.
O Prémio Nacional de Turismo (PNT) – que conta com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner – tem como objetivo promover, incentivar e distinguir entidades, práticas e projetos que se destacam no sector do turismo.