A Jaguar Land Rover (JLR) está a enfrentar uma ação legal nos Estados Unidos, uma vez que proprietários dos modelos Land Rover Defender de 2020-2022 processam o fabricante, alegando que os veículos são afetados por para-brisas perigosamente frágeis que racham e se estilhaçam com um impacto mínimo. Longe da imagem robusta de um veículo projetado para conquistar os terrenos mais difíceis, estes Defenders parecem incapazes de lidar até mesmo com uma pequena pedra na estrada.
A ação judicial, apresentada no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Nova Jersey, destaca uma série de queixas submetidas à Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Estradas (NHTSA) por proprietários descontentes, que afirmam que os seus para-brisas se estilhaçam espontaneamente ou após impactos quase impercetíveis. Para um veículo comercializado como um resistente todo-o-terreno, os problemas pintam um quadro de fragilidade e frustração.
Um dos requerentes relatou a sua experiência frustrante após comprar um Defender de 2020. Em março de 2022, o para-brisas rachou após ser atingido por uma pequena pedra. O dano espalhou-se rapidamente e, para piorar a situação, foi informado pela Land Rover Boise que os para-brisas de substituição não estavam imediatamente disponíveis. Após um mês de espera para a substituição do para-brisas, os seus problemas continuaram. Em julho de 2023, o seu novo para-brisas rachou novamente, custando-lhe mais de 2.100 dólares. Avançando para março deste ano, Seiber estava de volta à mesma situação, gastando 2.471 dólares por mais uma substituição.
Mas esta experiência não é a pior. Outro requerente passou por impressionantes cinco para-brisas em apenas quatro anos. Sim, cinco para-brisas—num veículo supostamente construído para escalar montanhas e atravessar rios. Está mal a sobreviver em entradas de garagem suburbanas.
A ação judicial alega que os para-brisas são feitos de materiais de qualidade inferior ou que existe um defeito estrutural no próprio Defender. Também afirma que a Jaguar Land Rover está bem ciente do defeito, mas recusou-se a reparar ou substituir os para-brisas defeituosos ao abrigo da garantia.
“O defeito do para-brisa representa um risco extremo para a segurança de condutores, passageiros e peões,” alerta a ação judicial. “Um para-brisa que se quebra ou estilhaça espontaneamente pode prejudicar a visibilidade do condutor, distrair o condutor e resultar em vidro solto que pode ferir condutores, passageiros e peões.”
Os proprietários do Defender estão a exigir compensação por danos, incluindo reembolso por substituições de para-brisas, juntamente com honorários de advogados, custos judiciais e um julgamento por júri.
Esta ação judicial lança uma sombra sobre a reputação da Jaguar Land Rover como fabricante de veículos duráveis e prontos para a aventura, uma vez que o Defender—antes celebrado pela sua robustez—agora enfrenta escrutínio por uma vulnerabilidade que nenhum veículo todo-o-terreno deveria ter.