A abordagem feroz de Max Verstappen na pista reacendeu mais um debate após o Grande Prémio do México. Conhecido por levar os seus rivais ao limite, Verstappen recebeu uma penalização de 20 segundos no domingo, após intensos confrontos com Lando Norris da McLaren. A controvérsia suscitou opiniões divergentes entre os diretores de equipa, com Toto Wolff da Mercedes a defender a tenacidade de Verstappen, enquanto Andrea Stella da McLaren criticou as táticas do holandês, que acredita terem custado a Norris uma chance de vitória.

Verstappen, resoluto como sempre, defende o seu estilo agressivo. Quando questionado sobre as suas manobras contra Norris, o holandês desconsiderou as preocupações, afirmando: “Não estou a facilitar para ninguém lá fora.” Admitindo que o RB20 não tem o ritmo para dominar completamente, a determinação de Verstappen em defender a sua posição é mais evidente do que nunca, especialmente enquanto a Red Bull luta para recuperar terreno perdido no Campeonato de Construtores.

Toto Wolff da Mercedes interveio, reconhecendo que a abordagem de Verstappen é típica dos melhores pilotos que procuram constantemente explorar todas as vantagens. “Um piloto vai sempre até ao limite,” disse Wolff. “Quando as regras ou a sua interpretação permitem uma certa forma de correr, um piloto como o Max vai explorá-la.” O chefe da Mercedes defendeu o direito de Verstappen a correr de forma intensa, apontando que concorrentes ferozes naturalmente encontrarão maneiras de trabalhar dentro (ou à volta) das regulamentações.

Do outro lado do debate, Andrea Stella da McLaren teve uma visão bastante diferente. Ele criticou as manobras iniciais de Verstappen, que, segundo ele, interromperam o ritmo de corrida de Norris. “Assim que Lando se desvinculou de Verstappen, mostrou que tinha um ritmo muito competitivo,” notou Stella. “Sem esses incidentes iniciais, acredito que Lando poderia ter lutado pela vitória.” De acordo com Stella, o piloto da McLaren tinha uma velocidade comparável à da Ferrari e poderia ter desafiado pela vitória se Verstappen não tivesse interferido.

Enquanto a agressividade implacável de Verstappen lhe rendeu tanto fãs como críticos, as suas táticas estão sob os holofotes à medida que a F1 se dirige a Interlagos, onde batalhas em alta velocidade são quase garantidas. Entretanto, Norris, que teve um início instável no México, precisará resolver os seus problemas de arranque se quiser competir por posições de topo nas corridas finais da temporada. Com as batalhas pelo campeonato a aquecer, o estilo intransigente de Verstappen continuará a ser um fator determinante — para melhor ou para pior.