O Grande Prémio dos Estados Unidos no Circuito das Américas (COTA) dá início ao triplo desafio americano na reta final da temporada de Fórmula 1 de 2024, com a Ferrari focada em reduzir a diferença para os seus rivais numa batalha acirrada por pontos no campeonato. O Diretor da Ferrari, Fred Vasseur, enfatizou a importância da preparação enquanto a Scuderia procura capitalizar as recentes atualizações e terminar a temporada em grande.

À medida que se aproxima o Grande Prémio, Vasseur destacou a importância da corrida em Austin, não apenas devido às suas exigências técnicas em alta velocidade, mas também por causa do formato do fim de semana de Sprint. As características da pista oferecem à Ferrari uma oportunidade de testar completamente as atualizações de desempenho recentes que foram introduzidas nas últimas corridas.

“Austin marca o início de um final intenso da temporada, com seis corridas em oito semanas,” disse Vasseur na prévia oficial da Ferrari. “O circuito COTA, com as suas curvas em alta velocidade, será um teste crítico para as nossas atualizações dos eventos recentes.”

Com a Ferrari ainda a lutar por pontos cruciais tanto no Campeonato de Pilotos como no Campeonato de Construtores, Vasseur sabe que os riscos são elevados. O formato Sprint do Grande Prémio dos Estados Unidos deixa pouco espaço para erros, uma vez que as equipas têm apenas uma hora de treinos livres antes de mergulharem nas sessões competitivas. Este desafio único aumenta a importância da preparação, tanto para a configuração do carro como para a estratégia de corrida.

“O tempo de prática limitado durante um fim de semana de Sprint significa que o nosso trabalho na fábrica ganha ainda mais importância,” notou Vasseur. “Temos de estar totalmente preparados desde o início, pois não há espaço para ajustes uma vez que a qualificação para o Sprint começa.”

Os pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, precisarão de se adaptar rapidamente, uma vez que a combinação de curvas de alta, média e baixa velocidade do circuito COTA irá colocar as suas habilidades e as capacidades do carro à prova. As longas retas e duas zonas de DRS oferecem oportunidades ideais de ultrapassagem, mas a gestão dos pneus será fundamental para maximizar o desempenho do carro ao longo do fim de semana.

“A COTA é uma pista que exige um equilíbrio entre velocidade e gestão de pneus,” explicou Vasseur. “A degradação dos pneus aqui é alta, e as equipas que melhor gerirem o seu ritmo estarão na posição mais forte no dia da corrida.”

A corrida do ano passado viu a maioria das equipas optar por uma estratégia de três paragens, uma tendência que pode repetir-se este fim de semana, dada a natureza exigente do circuito para os pneus. Espera-se que a Ferrari utilize a corrida Sprint de sábado como um campo de testes estratégico, recolhendo dados valiosos sobre o desempenho dos pneus para ajudar a planear o evento principal de domingo.

O tempo também desempenhará um papel importante, uma vez que o calor do Texas frequentemente eleva as temperaturas da pista a níveis extremos, colocando uma pressão adicional nos motores e pneus dos carros. Gerir este calor será vital para a Ferrari, enquanto procuram superar os rivais Red Bull, McLaren e Mercedes numa luta pelo campeonato que continua em aberto.

“Temos de estar no nosso melhor,” insistiu Vasseur. “A competição é feroz, mas estamos confiantes na nossa preparação e nas melhorias que fizemos.”

À medida que a temporada de 2024 avança para a sua fase final, a Ferrari está determinada a deixar a sua marca. Embora tanto Leclerc como Sainz tenham mostrado momentos de brilho este ano, Vasseur acredita que uma corrida consistente e inteligente nas últimas corridas pode ajudar a equipa a reduzir a diferença para os seus concorrentes.

“Ainda há tudo em jogo,” concluiu Vasseur, sublinhando a determinação da Ferrari em lutar até ao fim da temporada. “As equipas líderes estão muito equilibradas, e estamos prontos para dar tudo nas corridas que restam, começando este fim de semana em Austin.”

Com o tempo a esgotar-se e apenas algumas corridas restantes, todas as atenções estarão voltadas para a Ferrari para ver se conseguem transformar as suas promissoras melhorias em desempenho vencedor na corrida do Circuito das Américas.