Ott Tänak garantiu que a luta pelo título de pilotos do Campeonato Mundial de Rali irá até ao fim, após uma emocionante vitória no Rali da Europa Central, com a Hyundai a ampliar a sua vantagem sobre a Toyota na corrida dos fabricantes.

O que começou como uma batalha a quatro pelo primeiro lugar terminou com Tänak a emergir vitorioso, superando contratempos e capitalizando as desventuras dos seus rivais para reivindicar a sua segunda vitória da temporada. A perseverança do campeão mundial de 2019 deu frutos, uma vez que Sébastien Ogier da Toyota saiu de cena durante a penúltima etapa de domingo, abrindo caminho para Tänak conquistar a vitória.

A queda precoce de Ogier—600 metros após o início da etapa—resultou em danos significativos no seu GR Yaris Rally1, arrancando a roda traseira esquerda e colidindo com um poste de eletricidade. Com Ogier fora de cena, o caminho de Tänak para a vitória tornou-se claro, permitindo ao estónio navegar até à vitória após herdar a liderança na manhã de domingo.

Tänak admitiu que o acidente de Ogier pesou na sua mente, influenciando a sua decisão de abrandar durante a etapa final, garantindo assim pontos cruciais para a Hyundai no campeonato dos fabricantes, enquanto evitava riscos desnecessários.

“O que aconteceu ao Séb é sempre difícil quando se está a lutar contra um amigo,” disse Tänak. “É difícil pressionar depois de algo assim, mas precisávamos de nos concentrar em garantir pontos para a equipa.”

Evans Pressiona, Mas Fica Acurto

Elfyn Evans, que tinha estado na luta pela vitória, ficou-se pelo segundo lugar, a apenas sete segundos de Tänak. Embora Evans tenha mostrado um ritmo forte, admitiu que não tinha pressionado o suficiente quando mais importava.

“É frustrante,” disse Evans. “Tivemos alguns bons momentos, mas faltou-nos um bocadinho aqui e ali. A powerstage foi uma verdadeira desilusão para nós após uma primeira volta forte.”

Thierry Neuville, companheiro de equipa de Tänak na Hyundai, tinha estado na liderança no início, mas caiu na classificação após uma saída de estrada no sábado que o deixou preso num campo. Neuville conseguiu recuperar ligeiramente, terminando em terceiro lugar na geral, mas não conseguiu garantir o título na Europa Central, deixando a batalha para ser decidida no Japão.

“Estivemos a um bom ritmo, mas um pequeno erro custou-nos,” disse Neuville. “Tinha esperança de conquistar o título aqui, mas o Japão é o objetivo final.”

Katsuta Brilha pela Toyota, Esperanças do Campeonato da Hyundai Aumentam

Takamoto Katsuta da Toyota foi o destaque do domingo, conquistando o tempo mais rápido na powerstage e trazendo pontos vitais para a equipa. Os seus esforços, juntamente com a performance de Evans, ajudaram a Toyota a reduzir a vantagem da Hyundai no campeonato de construtores para apenas 15 pontos.

“Estou grato pelo apoio da equipa,” disse Katsuta. “Tem sido um rali difícil, mas estou feliz com a nossa performance.”

Entretanto, a vitória de Tänak, juntamente com a sólida prestação de Neuville, garantiu que um piloto da Hyundai conquistará o título do WRC em 2024. Neuville tem uma vantagem de 25 pontos sobre Tänak à medida que se aproxima da final da temporada no Japão, com Evans agora oficialmente fora da luta pelo título.

Confusão no Meio do Pelotão e Drama no WRC2

Mais abaixo na classificação, Grégoire Munster da M-Sport assegurou o quinto lugar na geral, beneficiando das desistências tardias de rivais como Sami Pajari, que teve um acidente na manhã de domingo. A ascensão de Munster ao quinto lugar foi um dos poucos destaques numa corrida marcada pela má sorte da M-Sport, incluindo as dificuldades iniciais de Adrien Fourmaux.

No WRC2, Nikolay Gryazin obteve uma vitória controlada, terminando 17,3 segundos à frente de Oliver Solberg. Enquanto Solberg já tinha completado as suas sete rondas pontuáveis, a vitória de Gryazin manteve a corrida pelo título viva, com o campeonato a ser decidido com base no resultado de Sami Pajari no Japão.

Confronto Final no Japão

O palco está agora montado para uma final dramática no Japão. Neuville está à beira de um título há muito aguardado, mas Tänak provou que não vai desistir sem lutar. Com a Hyundai e a Toyota envolvidas numa feroz batalha pela supremacia entre fabricantes, a ronda final promete grandes apostas e muito drama à medida que a temporada do WRC atinge a sua emocionante conclusão.