A Yamaha acabou de apresentar esta quarta-feira a nova R9, que assim se junta à gama R do construtor – iniciando uma nova era nos seus modelos Supersport. A moto deverá chegar aos concessionários em março de 2025.

Design e ergonomia

O design é inspirado no MotoGP, com linhas ainda mais desportivas e agressivas – que criam uma sensação de movimento mais horizontal e a sensação de potência e fluidez.

Há novos defletores aerodinâmicos integrados, importantes não só para o aspeto visual, como também do desempenho da moto – ao reduzir a elevação frontal e melhorando o contacto com a estrada.

A R9 trata-se de uma das motos mais eficientes da Yamaha até hoje, graças ao design aerodinâmico da carenagem frontal exaustivamente testada em túnel de vento. Há duas opções de cores: azul Icon Blue e preto Tech Black.

O depósito de combustível tem 14 litros de capacidade, com uma largura reduzida para disponibilizar uma ligação ideal entre condutor e moto. Foi dada particular atenção ao encaixe da coxa e do braço em curva, para conferir uma sensação de estabilidade.

A posição de condução foi desenvolvida de modo a ser desportiva, ou não fosse a R9 uma Supersport. Os avanços do guiador são ao estilo de competição, ao mesmo tempo que se adaptam a passeios na estrada e aos diferentes níveis de pilotos de track days. A altura do assento é de 830 milímetros e os apoios dos pés foram colocados numa posição que garante mais espaço e evita cãibras nas pernas.

Motor

A «alma» da moto é um motor de três cilindros CP3 de 890 centímetros cúbicos, DOHC, capaz de debitar 117 cv às 10.000 rotações por minuto e um binário de 93 Nm às 7.000 rpm. Está associado a uma caixa sincronizada de seis velocidades.

A Yamaha otimizou o motor para um desempenho Supersport, ao nível de relação final, mapas de ignição e injeção. De mencionar ainda o sistema eletrónico de controlo do acelerador YCC-T.

Quadro e ciclística

A espinha dorsal da moto é um quadro em alumínio fundido por gravidade do tipo Deltabox, com rigidez ajustada. Com apenas 9,7 kg, é o quadro Supersport mais leve de sempre da Yamaha.

Há uma nova forquilha dianteira invertida KYB totalmente redesenhada, com ajustes separados para a expansão e compressão nas bainhas esquerda e direita. Atrás há um amortecedor ajustável em pré-carga, extensão, compressão e altura de condução.

Já ao nível de travagem, a nova Yamaha R9 conta com dois discos de 320 milímetros e pinças monobloco Brembo Stylema, com um disco traseiro de 220 milímetros. O cilindro mestre radial é da Brembo. As jantes são em alumínio fundido, calçadas com pneus Bridgestone Battlax Hypersport RS11.

Eletrónica

O condutor pode escolher entre três modos de condução integrados: Sport, Street e Rain, com definições de fábrica que têm diferentes níveis por forma a adequarem-se às condições. Há ainda a opção de personalizar dois modos, e quatro modos para uso em circuito.

A IMU de seis eixos, desenvolvida a partir dos sistemas eletrónicos da R1, envia os dados em tempo real para a ECU, que controla as diversas ajudas eletrónicas à condução – controlo de tração, controlo de deslizamento, controlo de travagem.

Há também controlo de arranque, controlo da elevação, sistema quickshift de terceira geração, gestão da travagem do motor e regulador de derrapagem traseira, para além de um ABS com modo de desativação traseiro. A moto dispõe de controlo de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.

Painel de instrumentos e conectividade

A bordo, o condutor encontra um guiador com novo design dos comandos e uma nova interface, tal como um ecrã TFT a cores de cinco polegadas que pode ser personalizado em quatro temas selecionáveis. Tem, igualmente, modo de pista – ideal para o uso em circuito, inclui cronómetro com tempo por volta.

Este ecrã pode ser ligado a um smartphone através da app MyRide, graças à unidade de controlo de comunicações. A app pode ser usada para modificar as definições do Yamaha Ride Control, permitindo criar novos modos inclusive longe da moto.

Está igualmente disponível o sistema de navegação integrado, através da app Garmin StreetCross, sendo possível receber várias informações e imagens no ecrã – incluindo chamadas telefónicas, mensagens de texto e atualizações do estado do tempo.

A app Y-Trac contribui para uma experiência mais próxima daquela que têm os pilotos. Destinada ao uso em circuito, proporciona o registo e análise dos dados de pilotagem: tempos por volta e por setor, dados da moto (ângulo de inclinação, rotações do motor, velocidade engrenada, velocidade, posição do acelerador, níveis de intervenção das ajudas eletrónicas).

  • MOTOR tricilíndrico, DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida
  • CILINDRADA 890 cc
  • POTÊNCIA 117 cv (87,5 kW) @10.000 rpm
  • BINÁRIO 93 Nm @7.000 rpm
  • CAIXA sincronizada de seis velocidades
  • QUADRO diamante, em alumínio fundido
  • DEPÓSITO 14 litros
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA forquilha telescópica invertida KYB, curso de 120 mm
  • SUSPENSÃO TRASEIRA amortecedor KYB, suspensão de ligação por braço, curso de 118 mm
  • TRAVÃO DIANTEIRO dois discos hidráulicos de 320 mm, duas pinças monobloco Brembo Stylema de quatro êmbolos, ABS
  • TRAVÃO TRASEIRO disco hidráulico de 220 mm, pinça Brembo Stylema de um êmbolo, ABS
  • PNEU DIANTEIRO 120/70ZR17M/C
  • PNEU TRASEIRO 180/55ZR17M/C
  • DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.420 mm
  • ALTURA DO ASSENTO 830 mm
  • PESO 195 kg