Motorcycle Sports
motorcyclesports.net-
-
‘Se eu tivesse de fazer uma corrida agora, escolheria a GP24 e não a GP25, obviamente’ – Pecco Bagnaia
Francesco Bagnaia experimentou a Ducati Desmosedici GP25 no teste de MotoGP em Barcelona. E, mesmo sendo só uma primeira base para 2025, as indicações são encorajadoras. O campeão do mundo de 2022 e 2023 considera que a nova moto já é substancialmente diferente da deste ano – não esperando grandes m -
Yamaha XSR900 GP: Yard Built – Eddie Lawson, uma homenagem às lendas do paddock
A Yamaha apresenta o mais recente projeto da série Yard Built, intitulado Back to the Paddock, que presta tributo à rica herança de corridas da marca, especialmente dos anos 1980 e 1990. Este modelo especial reinterpreta o estilo clássico do motociclismo de competição, combinando tradição com a tecn -
Cyclone Motor chega a Portugal e Espanha e prossegue com plano de expansão
A Cyclone Motor, marca premium do grupo asiático Zonsen, anunciou a sua chegada a Portugal através de uma parceria estratégica com o Grupo Multimoto. Este movimento reforça a expansão da Cyclone na Europa e consolida a sua presença na Península Ibérica, apostando num dos mercados mais competitivos d -
‘Cometemos muitos erros; temos de procurar esse top cinco de forma consistente’ – Pedro Acosta
Pedro Acosta estreou-se este ano no MotoGP, com bons desempenhos que o levaram a pódios, uma pole position e até a lutar por vitórias. Mas nem tudo foi positivo. O piloto da Red Bull GasGas Tech3 teve de aprender a categoria rainha e, durante o processo, também cometeu erros. Alguns deles, custaram -
O que há de novo na Sherco para 2025?
A Sherco é um dos construtores de motociclos especializado nos segmentos de trial e enduro. E a casa francesa terá novas propostas para 2025. Na gama de enduro, com sete modelos. A dois tempos há a 125 SE (particularmente fácil de manobrar), 250 SE e 300 SE, enquanto com motores a quatro tempos surg -
‘Para eles, o Valentino Rossi ou qualquer um a representá-lo está sempre errado’ – Loris Reggiani
No motociclismo, como em muitos outros desportos, as opiniões dos adeptos podem, por vezes, ser de extremos. Algo criticado por Loris Reggiani, na sequência da divisão de opiniões quanto ao desfecho da época de MotoGP. O antigo piloto observou nas redes sociais que, no seu entender, o título de Jorg -
Surge S32, o motociclo que criou nova categoria de motociclos
A Índia apresenta muitos desafios do ponto de vista da mobilidade, e vão surgindo propostas curiosas para lhes responder. Uma delas é a Surge S32. Desenvolvida pela Surge, subsidiária da Hero MotoCorp, é uma scooter elétrica 2-em-1… uma vez que pode ser convertida para um riquexó de três rodas. E nã -
‘No início de 2024, ser segundo ou terceiro era como uma vitória; no fim da temporada…’ – Marc Márquez
Marc Márquez regressou este ano à luta pelos lugares cimeiros do MotoGP, depois de viver muitas dificuldades entre 2020 e 2023 – quer devido a lesões, quer devido à falta de competitividade da Honda. Na Gresini, voltou gradualmente a lutar na frente, a bordo de uma Ducati. O período complicado pelo -
Carlo Pernat sobre a ida de Enea Bastianini para a KTM: ‘Alguns dias depois, teríamos pensado mais nisto’
Enea Bastianini vai ser um dos pilotos da Red Bull KTM Tech3 no MotoGP em 2025. No entanto, quando assinou a situação do construtor austríaco não parecia ser alarmante fora das pistas – com a crise profunda que afeta o grupo. Para além disso, depois de o contrato estar assinado foram anunciadas as s -
Betamotor renova parceria com a Liqui Moly
A Betamotor e a Liqui Moly vão continuar a sua parceria pelo menos até 2029. Juntas desde 2014, anunciaram a extensão do contrato durante a EICMA no início de novembro. Todos os motociclos da Betamotor utilizam lubrificantes da Liqui Moly, e assim continuará a ser por mais cinco anos. Stefano Soldan -
Carlos Ezpeleta rejeita calendário de MotoGP com 24 rondas
Na próxima temporada, o MotoGP deve ter um número recorde de 22 Grandes Prémios. E, neste momento, o calendário está no limite dos possíveis. O jornal El Español questionou o diretor desportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta, sobre a possibilidade de se chegar aos 24 GP como na Fórmula 1. O responsável e -
Assustador: KTM AG e subsidiárias têm 2,9 biliões de euros em dívida e mais de 2.000 credores
A KTM submeteu esta sexta-feira a documentação para dar início ao processo de insolvência num tribunal austríaco, e as dívidas são astronómicas – ascendendo a 2,9 biliões de euros. Estão em causa a KTM AG e as duas subsidiárias – KTM Components GmbH e KTM Forschungs und Entwicklungs GmbH. Os documen -
Marco Melandri e o título perdido por Pecco Bagnaia com 11 vitórias: ‘Não são coisas que apagues…’
O desfecho da época de MotoGP não foi fácil para Francesco Bagnaia. O piloto da Ducati viu Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) ser campeão, falhando o terceiro título consecutivo. Mas, mais do que isso, foi a forma como perdeu: o italiano ganhou 11 das 20 corridas principais, e nunca ninguém tinha de -
Irmãos Márquez e campeão Jorge Martín treinaram motocross em Espanha
Menos de duas semanas depois do fim da temporada do MotoGP, Álex Márquez, o seu irmão Marc e o campeão deste ano, Jorge Martín, voltaram a encontrar-se numa pista. Desta vez, os três deslocaram-se ao El Bunker, em Brunete (Espanha) para treinarem motocross – conforme documentam imagens partilhadas n -
«Velocidade da Inovação»: Realidade Virtual emerge visitantes do Ducati Museum no MotoGP (e não só)
A Ducati e a empresa de telecomunicações TIM formaram uma parceria no projeto «The Speed of Innovation» («Velocidade da Inovação») – que, através da Realidade Virtual, cria novas experiências aos visitantes do Ducati Museum. Desenvolvido também com a colaboração da Qualcomm Technologies, o projeto p -
‘Em Sepang devemos ter uma moto parecida à que usámos em Montmeló; esperamos ter mais aderência’ – Lucio Cecchinello
A Honda tem muito trabalho pela frente de modo a fazer progressos no MotoGP em 2025. Esta semana, alguns dos seus pilotos participaram em dois dias de testes privados em Jerez, depois do teste oficial em Barcelona. A RC213V continua, assim, a ser desenvolvida, quando também a estrutura do construtor -
As ambições de Pedro Acosta: ‘O céu o limite, e a direção é a Lua sem bilhete de regresso’
Pedro Acosta prepara-se para enfrentar a sua segunda temporada no MotoGP – agora como piloto oficial da KTM, depois de ter causado boa impressão na estreia em 2024. Citado pelo o jornal Marca, o espanhol falou das suas ambições para 2025: ‘O céu é o limite, e a direção é a Lua sem bilhete de [...] -
Marc Márquez inclui Valentino Rossi entre os cinco melhores pilotos da história
Escolher os melhores pilotos de sempre é sempre um desafio, que pode ser visto por várias perspetivas – número de títulos, outros feitos, qualidades de pilotagem. Marc Márquez foi entrevistado no podcast El Cafelito, onde foi instado a listar aqueles que foram, na sua opinião, os cinco melhores pilo -
Francesco Bagnaia encontrou-se com o Papa e presentou Francisco
Esta semana, Francesco Bagnaia teve um encontro com o Papa Francisco, no âmbito de uma audiência do líder da Igreja Católica por ocasião dos 120 anos da FIM. O encontro, em que Francisco sensibilizou para a importância da prevenção da sinistralidade rodoviária, teve também a presença do presidente d -
O Natal está aí e a oferta é da SYM: JETX 125 em promoção
A SYM celebra a época natalícia com uma promoção especial – deixando a JETX 125 ainda mais acessível, com uma redução do preço para 2.849 euros em Portugal (com IVA e ISV incluídos). Muito abaixo dos 3.199 euros de PVPR deste modelo da marca representada pela Moteo Portugal, numa campanha válida até -
BMW S 1000 RR 2025: Precisão e performance em perfeita harmonia
A BMW S 1000 RR 2025 surge como uma versão significativamente refinada, especialmente projetada para maximizar o desempenho em pista. Com novos ailerões que aumentam a carga aerodinâmica e a inclusão de modos de condução Pro como equipamento de série, a marca bávara eleva o padrão das motos desporti -
Carlos Ezpeleta admite envio de mensagens rádio aos pilotos no MotoGP já em 2025
O MotoGP tem vindo a testar um sistema de mensagens via rádio para os pilotos. Este ainda divide opiniões, e por exemplo Francesco Bagnaia considera até que, como o hardware está neste momento, é inseguro, incómodo e pouco funcional. No entanto, poderá mesmo ser implementado já na próxima época – co -
Kawasaki ZX-4R 2025: A revolução nas desportivas de média cilindrada
A Kawasaki dá um novo fôlego às desportivas de média cilindrada com a Ninja ZX-4R 2025, um modelo que recupera o espírito das motos japonesas dos anos 90 inspiradas na competição. Num setor em constante evolução, a marca japonesa desafia a norma estabelecida pelos motores bicilíndricos e introduz um